Fenômeno cotidiano

O fenômeno é o seguinte. Às 18:30 parte um BRT. Não, não sejamos mesquinhos. Não parte UM BRT. O que parte é O BRT. É preciso pegar o 18:30. Mesmo antes de adentrar a inescrutável fortaleza, já pressentimos a vibração que ronda o veículo especial, o 18:30. Quem sabe se há algum BRT depois? Quem sabe se o próximo será dotado da mesma aura que o 18:30? É necessário. Vamos pegar o 18:30.

brt-2
As portas abrem-se e num suspiro – se alguém ousasse suspirar ao adentrar a azul carcaça – e num suspiro enche-se o glorioso invertebrado. Não vejo pernas, nem brancas, nem negras nem amarelas. Nem braços, que logo mostram-se desnecessários às 18:30. O BRT enche-se de uma massa sólida, cada vez mais densa.

Não existe ar-condicionado no 18:30. Somente quando as portas abrem, a brisa é capaz de arrepiar esse ser articulado e pluri-humano. E a cada parada, é preciso agradecer ao pseudópode delicado que nos captura e nos engloba, que nos acolhe no seio morno do 18:30. As pessoas, paradas à beira da estação, não se dão conta de que ao entrar deixarão de ser pessoas, se tornarão massa, vão se desfazer também no nada dos 18:30.

brt.jpg

O BRT das 18:30 é infinito. Jamais se enche de todo. Seu percurso é eterno, talvez. Quem ousa dizer, ao entrar no 18:30, se jamais sairá? O 18:30 é cercado de mistério, de anonimato. O 18:30 é o suor  coletivo, é o movimento único e impessoal, é a ausência de eu, é o nirvana. É preciso pegar o 18:30. É mandatório ao menos uma vez na vida pegar o 18:30.

Àqueles que reclamam do individualismo de nossos tempos, eu imploro, vão de 18:30.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s